SPFW Verão 2016 – desfiles e tendências do 3º dia da semana de Moda

SPFW Verão 2016 – desfiles e tendências do 3º dia da semana de Moda

16 Flares 16 Flares ×

Vamos ao terceiro dia de desfiles do SPFW Verão 2016! O dia que contou com a despedida da musa Gisele Bundchen das passarelas. Ficamos tristes e emocionados, é o fim de uma era (Monica feelings!)! Ninguém tem a personalidade marcante de Gisele na passarela, passos tão firmes e coordenados. Sentiremos sua falta, Gisaaaa!

O terceiro dia de desfiles contou com a presença das marcas Isabela Capeto, Reinaldo Lourenço, AlexandreHerchcovitch, Ronaldo Fraga ,Lolitta, Salinas, Vitorino Campos, João Pimenta e Colcci.

Vamos falar de cada desfile, com um breve briefing mostrando os detalhes e as inspirações dos designers para cada coleção!

SPFW Verão 2016 – DIA 3

Isabela Capeto – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Isabela Capeto

STYLING E DIREÇÃO DE DESFILE: Felipe Veloso

BELEZA: Max Weber

TRILHA SONORA: Cris Naumovs

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Roberta Sá

INSPIRAÇÕES: Ritual de renovação, praias do Rio de Janeiro

MATERIAIS: Algodão, seda, gorgurão, linho, organza, crepe, tule e renda

Olha quem voltou às passarelas! E que retorno grandioso, hein Isabela Capeto? Uma coleção incrível recheada de trabalhos handmade, todo o romantismo que eu AMO, mais uma inspiração linda relacionada ao mar, modelos que mais pareciam bonecas misturadas com sereias!

A coleção é bem artesanal, com trabalhos manuais lindos! Destaque para aplicações de paetês, conchas, pedrarias e búzios. Pudemos ver algumas tendências já vistas nessa semana como a transparência dos tecidos, algumas cores como preto, branco e algumas cores mais fortes. Mas a grife não perdeu nenhum pouco de sua essência, dá para ver nitidamente a identidade da marca ali.

Reinaldo Lourenço – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Reinaldo Lourenço

STYLING: Reinaldo Lourenço e Flavia Lafer

BELEZA: Fabiana Gomes para a MAC

TRILHA SONORA: Max Blum

DIREÇÃO DE DESFILE: Augusto Mariotti

INSPIRAÇÃO: O romantismo e a subversão de gêneros, George Sand e Chopin, fraques e smokings masculinos, grafismos das partituras

MATERIAIS: Jacquard, gorgurão, cetim duchesse, crepe patou, drá de seda, rendas guipure, organza de seda

Reinaldo Lourenço conseguiu criar uma coleção com uma controvérsia deliciosa! A seriedade dos fraques e smokings masculinos se transformou em uma serena mas consistente coleção de peças românticas e divertidas para a mulher moderna!

O branco, preto, vermelho e nude estavam presentes de forma impecável, assim como a transparência e a renda. Amei a faixa na cintura, o decote profundo com fechamento em cima e a modelagem bem anos 20 dos vestidos! Reinaldo mostrou o quanto entende da sensualidade feminina. Me apaixonei por quase todas as peças dessa coleção!

Alexandre Herchcovitch – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Alexandre Herchcovitch

EDIÇÃO E STYLING: Mauricio Ianes

BELEZA: Robert Estevão

TRILHA: Max Blum

DIREÇÃO DE DESFILE: Roberta Marzolla

INSPIRAÇÃO: Japão, alfaiataria oriental, pescadoras de pérolas, inspirações vindas do mar, onda e espuma

MATERIAIS: Linho com algodão, crepe de chine de seda, chiffon de seda, viscose, poliéster floral, látex, jacquard de algodão.

Mais uma marca que se inspirou no mar, mas estamos falando de Alexandre Herchcovitch, certo? É claro que não seria mais uma coleção, mas A coleção! Um mar (olha o trocadilho! heh) de texturas e trabalhos específicos de modelagem! Os pequenos detalhes mostram a dificuldade de criar um trabalho bem feito e minucioso! Alexandre consegue criar novos produtos, novas modelagens sem nenhuma dificuldade.

No começo do desfile achei as peças invernais demais. Mas depois fui me apaixonando e me encontrando nas cores e texturas. Muitas tendências já vistas em desfiles anteriores estavam presentes ali, preto, branco, transparência, tons de ferrugem.

Ronaldo Fraga – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Ronaldo Fraga

BELEZA: Marcos Costa

TRILHA SONORA: Ton Garcia

DIREÇÃO DE DESFILE: Roberta Marzolla

CENOGRAFIA: Clarissa Neves e Paulo Waisberg

INSPIRAÇÃO: Sereias

As sereias estão soltas mesmo! Vamos a mais um desfile incrível de Ronaldo Fraga com o tema de inspiração Sereias! Além da preocupação de Ronaldo com o meio ambiente (ele utilizou tecido biodegradável nos vestidos coloridos e decorou a passarela com pneus velhos), também colocou em evidência o estereótipo padronizado com várias amigas pessoais dele vestidas de sereias e com corpos “normais” sentadas no cenário com pneus e plástico bolha, segurando um espelho virado para a plateia.

A coleção conta com uma grande diversidade de peças, cores e texturas. O tema foi bastante literal com uso de tecidos de estampas específicas como esqueleto de sereia, peixes, corais e até uma foto específica tirada em Olinda. O cru foi bastante usado, assim como o azul e o amarelo. Os acessórios estavam maravilhosos, feitos a partir de peças naturais que imitavam madrepérolas pelas artesãs da Sereias da Penha.

Um grande destaque para as peças em um tom de caramelo com efeito sanfonado, feito a partir de uma mistura de um fio de poliamida que é usado dentro da borracha dos pneus, bem volumoso e maleável. “Essa série simboliza o cabelo da sereia.”, explicou Ronaldo. Nem precisava explicar, estava muito nítido, não?

Lolitta – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Lolita Zurita Hannud

STYLING: Pedro Sales

BELEZA: Silvio Giorgio

TRILHA SONORA: Max Blum

DIREÇÃO DE DESFILE: Zee Nunes

INSPIRAÇÕES: Anos 50, o filme “O Jardim Secreto” (1993)

MATERIAIS: Tressê de tricô, tricô de couro, patchwork de renda, laise, bordados de cristais Swarovski

Lolitta trouxe para a passarela uma coleção Verão bem vintage e romântica. Manteve sua tradição com tricôs sofisticados mas acrescentou bastante laise, cores envelhecidas misturadas com o preto e uma técnica bem interessante de entrelaçamento de tecidos nas saias. Lembro de ter trabalhado com fitas de cetim dessa mesma forma na faculdade e o resultado deu uma boa modernizada na coleção!

Estampas florais pequenas e também estampas quadriculadas tomaram conta dos tecidos que iam do branco, preto, nude até o pink e o verde musgo. A influência nos anos 50 é bem visível na modelagem e na paleta de cores.

Salinas – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Jacqueline de Biase

STYLING: Pedro Sales

BELEZA: Rodrigo Costa

TRILHA: Max Blum

DIREÇÃO DE DESFILE E CENÁRIO: Zee Nunes

INSPIRAÇÃO: Essaouira, Marrocos

MATERIAIS: Lycra com textura e brilho, lycra com aspecto empapelado, laise, linho e seda

A marca de moda praia Salinas investiu bastante em peças com pegada militar, mas teve bastante criatividade para a criação de lindas estampas e também em peças diferentes como a hot pants com cinto e franzido na cintura. A paleta de cores foi do musgo, passou pelo laranja e pelo azul, mas como uma boa marca que vende biquínis e maiôs, as estampas continham diversas outras cores misturadas!

A inspiração marroquina é visível nas estampas, na riqueza dos bordados e no toque metalizado.

Vitorino Campos – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Vitorino Campos

STYLING: Michael Vendola

BELEZA: Fabiana Gomes (M.A.C)

DIREÇÃO GERAL: Natalia Troccoli

INSPIRAÇÃO: O encontro entre Patti Smith e Robert Mapplethorpe

MATERIAIS: Algodão e seda

Com um grande contraste de estilos, Vitorino Campos conseguiu criar uma coleção fácil de usar usando diversos elementos diferentes. Com inspiração em Patti Smith e Robert Mapplethorpe, as peças possuem uma leve pegada punk, elementos típicos dos anos 60 como a saia midi rodada e o lenço no pescoço, mas também traz elementos mais estruturados em alfaiataria.

A estampa em destaque é toda quadriculada em preto e branco mas com traços irregulares, ele também usou a estampa vichy, com pequenos quadradinhos, usou ainda transparência com tules bordados e renda acetinada. São muitos elementos diferentes mas a coleção ficou coerente e contemporânea.

João Pimenta – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: João Pimenta

INSPIRAÇÃO: A moda sem sexo

TRILHA: Black

MATERIAIS: Linho, renda, coura, jacquard

Utilizando apenas modelos masculinos na passarela, João Pimenta trouxe uma coleção para ambos os sexos. Isso mesmo! Homens e mulheres podem usar as mesmas peças de roupa sem nenhuma preocupação! Com uma inspiração que vai além da androginia, ele une modelagens, tecidos, paleta de cores em um “uniforme” universal! Já nos acostumamos com peças masculinas no nosso guarda-roupa, mas nunca tínhamos visto peças tão neutras que poderiam ser usadas por ambos os sexos.

A paleta de cores ficou limitada ao preto, branco e bege claro. O tecidos são bem estruturados e com recortes secos, sem detalhes além de botões e zíperes. Algumas peças se destacaram pela ousadia da renda para o masculino e também o uso do tecido jacquard, mas como disse antes, as peças ficaram totalmente usáveis tanto para homens quanto para mulheres!

Colcci – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

SPFW

DIREÇÃO CRIATIVA: Adriana Zucco e Jeziel Moraes

STYLING: Daniel Ueda

BELEZA: Robert Estevão (cabelo) e Henrique Martins (maquiagem)

TRILHA SONORA: Max Blum

DIREÇÃO DE DESFILE: Ruy Furtado

INSPIRAÇÃO: A música “Flower Punk”, de Frank Zappa e a leitura não literal do rock

MATERIAIS: Jacquard em fio tinto, algodões batidos, chifons, gazar e couro

Último desfile da noite, último desfile de Gisele Bundchen. A Colcci conseguiu emocionar o público com uma homenagem ao fim do desfile onde as modelos e amigas de Gisele entraram com calça jeans e camiseta que estampavam o rosto da diva. Houve emoção, lágrimas, abraços meio desengonçados e muitas palmas da plateia.

A coleção feminina estava bem variada, com renda, chifon e jacquard. Muitos vestidos em linha A, curtos e compridos, mistura de texturas, peças estruturadas e estampas discretas. Bermudas e saias em comprimentos curto, midi e comprido apareceram em diversas cores e estampas.

A coleção masculina foi mais ousada, com mistura de estampas e até patchwork entre elas. E não era qualquer estampa, vimos desde xadrez, animal print, bolinhas até coraçõezinhos. Muito branco e preto além do vermelho para destacar.

Quer ver o que rolou no primeiro dia de desfiles? Clique AQUI!

Quer ver o que rolou no segundo dia de desfiles? Clique AQUI!

Beijos

16 Flares Twitter 0 Facebook 10 Pin It Share 6 Email -- 16 Flares ×