SPFW Verão 2016 – desfiles e tendências do 1º dia da semana de Moda

SPFW Verão 2016 – desfiles e tendências do 1º dia da semana de Moda

7 Flares 7 Flares ×

A SPFW Verão 2016 está acontecendo e as grandes marcas nos mostram o que será tendência no próximo Verão aqui no Brasil! Eu sei, ainda nem chegou o Inverno e já estão falando em calor outra vez! Mas é preciso adiantar as tendências das próximas estações para as confecções ligarem suas máquinas à todo vapor e prepararem nossas queridas peças para o 6º bimestre!

O primeiro dia de desfiles contou com a presença das marcas Animale, Uma Raquel Davidowicz, TNG, PatBo e Cavalera. As tendências estão bem explícitas, todas as grifes investiram em branco, preto, transparência e alfaiataria. Acredito que essas são as grandes apostas da estação e devem aparecer mais vezes durante essa semana que está por vir!

Vamos falar de cada desfile, com um breve briefing mostrando os detalhes e as inspirações dos designers para cada coleção!

SPFW Verão 2016 – DIA 1

Animale – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Beth Nabuco

ESTILISTA: Vitorino Campos

VP DE ESTILO: Claudia Jatahy

STYLING: Yasmine Sterea

DIREÇÃO DE DESFILE: Zee Nunes

TRILHA: Max Blum

INSPIRAÇÃO: Café Society

MATERIAIS: Algodão piquet, seda pesada, organza, malhas lisas e texturizadas, crepe de lã virgem, crepe de chine e crepe bordado

A Animale está com um ar cada vez mais contemporâneo, acredito que o estilista Vitorino Campos consegue modernizar ainda mais a mulher Animale que já é sexy e sofisticada.

As fendas assimétricas e algumas partes do corpo amostra misturados aos tecidos finos deram um contraste totalmente harmonioso aos looks. As estampas também mantiveram a essência da marca, mesmo com os florais mais chamativos.

A inspiração da coleção traz o glamour da sociedade fina e intelectual das décadas de 20 a 60, com grande referência ao sportwear vindo do tênis. Segundo Vitorino, “São mulheres elegantes em malhas esportivas”.

UMA Raquel Davidowicz – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Raquel Davidowicz

STYLING: Raquel Davidowicz e Milla Orlandi

DIREÇÃO DE DESFILE: Roberto Davidowicz

BELEZA: Marcos Costa

TRILHA SONORA: Hisato Tanaka

INSPIRAÇÕES: Androginia sensual, alfaiataria rígida versus fluidez e transparência, silhuetas alongadas e retas, risca de giz, vestidos chemise, guarda-roupa masculino

MATERIAIS: Tecidos naturais: algodão, linho e seda. Tingimentos manuais em algumas peças, tipo respingo de tinta (referência a Pollock), cartela de cores de preto, branco e cinza

CORES: Preto, branco e cinza concreto

UMA trouxe para a passarela uma mistura incrível do guarda-roupa feminino e masculino! Ao mesmo tempo que usou tecidos totalmente fluidos, transparência, fendas e decotes profundos, utilizou toda a sobriedade masculina utilizando cores fechadas e neutras, apenas branco, preto e cinza. A estampa risca de giz também foi um elemento oposto à toda feminilidade da coleção. A definição correta da inspiração da designer Raquel Davidowicz é a androginia sensual. A grife lançará uma coleção pocket masculina para a próxima estação. É bom ficar de olho!

TNG – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO GERAL: Equipe TNG

ESTILISTA: Enrico Paschoal

STYLING: Paulo Martinez

DIREÇÃO ARTÍSTICA: Wan Vieira

TRILHA SONORA: DJ Zé Pedro

BELEZA: Robert Estevão

INSPIRAÇÕES: O filme “Blue Hawaii” (1961), estrelado por Elvis Presley, estampas havaianas, shapes 50´s e 60´s

MATERIAIS: Jeans, algodão, linho, seda, palha trançada

CORES: Azul, branco, tom de areia, amarelo, pink

Uma coleção com tema bem específico havaiano! Estampas havaianas, cores claras, até um tom de ocre clarinho imitando a areia do paraíso! A TNG não deixaria faltar seus clássicos jeans com algumas adaptações, com aspecto destroyed além de lavagens mais claras. A influência nos anos 50 e 60 aparecem com hot pant, cintura alta e tops croppeds, além do shape acinturado para a ala feminina. O masculino ganha ótimas versões de camisas estampadas, macacões e mistura de cores fortes como petróleo, amarelo, laranja e marinho.

A marca contou com a presença de alguns famosos veteranos na passarela! Paulo Zulu, Shirley Mallmann, Mariana Weickert e Giane Albertoni ganharam destaque nos holofotes! Estavam lindos e mostraram toda experiência que possuem com desfiles.

“Usamos bustiês de praia, um estilo pin-up para as meninas, com hot pant e cintura alta. Para os meninos há uma inspiração militar que pegamos dos looks do Elvis no filme”, explica Enrico.

PatBo – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

DIREÇÃO CRIATIVA: Patricia Bonaldi

STYLING: Yasmine Sterea

DIRETOR DE DESFILE: Zee Nunes

TRILHA SONORA: Max Blum

BELEZA: Henrique Martins

INSPIRAÇÃO: Anos 60

MATERIAIS: Couro, acrílico, tafetá, zibeline, organza

CORES: Azul, verde, laranja, branco, nude

PatBo conseguiu ousar e acertou em cheio com um desfile recheado de flores estampadas e em texturas tridimensionais. As cores predominantes da coleção foram o branco e o nude, além de uma mistura harmoniosa de cores fortes como laranja e azul. O preto e branco também apareceram juntos em alguns looks. O shape foi inspirado nos anos 60. Muito vestido curto em silhueta trapézio, conjuntos de calça e bustiê em tafetá, alguns longos acinturados e com saias cheias de volume. Rolou parceria com Patrícia Vieira, Claudia Arbex e Luiza Barcellos para acessórios e aplicações em couro.

Cavalera – SPFW Verão 2016

SPFW Verão 2016

 

DIREÇÃO CRIATIVA: Alberto Hiar

ESTILO: David Pollak e equipe

STYLING: David Pollak

BELEZA: Robert Estevão

DIREÇÃO DE DESFILE: Wan Vieira

TRILHA SONORA: Ao vivo, com 20 índios da tribo Yawanawá

MATERIAIS: Bordados artesanais feitos na Índia, patchwork de jeans, tule de seda, musseline, cetim de seda, cambraia de algodão egípcio e sarja

Com uma pegada rústica e totalmente inspirado na tribo indígena Yawanawá, o desfile da Cavalera surpreendeu a todos! Desde a presença e trilha sonora ao vivo dos índios da tribo até a maturidade e ousadia na coleção Verão 2016 que trouxe muito jeans molinho, patchwork, estampas bem coloridas, com muita borboleta, pontas de lança, jiboias, onças e andorinhas. Tudo com inspiração na cultura indígena. Tem até animal print para a coleção masculina! A transparência também apareceu por aqui, além de cores fortes e sólidas como o amarelo e o laranja.

Hoje acontecerá uma nova remessa de desfiles e eu vou ficar super antenada para passar tudo para vocês durante essa semana de Moda! Fiquem ligados no SPFW Verão 2016!

Beijos

7 Flares Twitter 0 Facebook 7 Pin It Share 0 Email -- 7 Flares ×