Festa de casamento econômica sem perder o glamour

Festa de casamento econômica sem perder o glamour

25 Flares 25 Flares ×

Em tempos de crise no país o que mais vejo aqui na minha loja são noivas felizes por estarem noivas e caminhando para o momento mais feliz da vida delas mas ao mesmo tempo angustiadas com o tanto que acabam gastando para fazer a festa perfeita. Pensando nisso, resolvi fazer esse post para ajudar minhas clientes e minhas leitoras a fazerem uma festa de casamento econômica sem perder o glamour! Parece impossível, né? Mas basta ter força de vontade, jogar a preguiça de lado, arregaçar as mangas e muita criatividade para conseguir fazer uma festa linda sem precisar vender a sogra! heheh

Vou fazer uma lista pois sei que vocês gostam de tópicos, fica mais organizado! :)

Festa de casamento econômica

1- LISTA DE CONVIDADOS festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Pense bastante na hora de fazer sua lista de convidados! Precisa mesmo chamar aquela amiga que não faz uma visita há anos? Minha tática pode parecer drástica, mas vai te render uma boa economia! Faça sua lista com todos que pensou em convidar, depois repasse essa mesma lista riscando as pessoas que você não fala há mais de um ano. Se vocês não se falaram em 365 dias, ela não tem tanta importância na sua vida. Ponto final. Fora que mini weddings estão super em alta! Sua festa fica mais reservada e com um clima bem familiar! Lembre-se o quanto terá que pagar por cabeça no buffet e você dará razão à minha ranzinzice! heheh

2- BUFFET festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Existem várias formas de servir a comida em um casamento. Buffet à inglesa, à francesa, americano etc. Mas já existem opções mais econômicas e talvez que até agradem mais seus convidados! São buffets de pizza, churrasco, crepe francês, feijoada etc. Esse tipo de serviço é mais simples, não tem tanto glamour quanto massas requintadas, mas não tem quem não goste desses pratos mais simples, não é verdade? Veja direitinho como as empresas trabalham, evite rodízio, prefira no estilo buffet mesmo, onde o convidado se sirva. Fazendo de forma organizada, com produtos de qualidade, garanto que todos sairão super satisfeitos com a comida!

3- FOTOGRAFIA E FILMAGEM festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Não hesite em contratar um fotógrafo que não possua uma equipe enorme. Conheço vários profissionais que fazem esse trabalho de forma maravilhosa mas com apenas um ou dois assistentes! Esse tipo de fotógrafo busca fotos mais íntimas, eles possuem uma visão apurada para a fotografia, sem ficar pedindo para os convidados fazerem poses óbvias. Para baratear ainda mais você pode pedir para que seu fotógrafo entregue suas fotos em alta resolução em um DVD e depois você imprime em gráficas especializadas e faz um scrapbook personalizado com suas próprias mãos ou de alguma amiga que possua o dom das artes! heh Para filmagem acho a mesma coisa! Não é necessário aquele bafafá todo, mas é legal ter uma lembrança em vídeo dos momentos importantes. Freelancers podem ser a salvação de sua carteira!

4- VESTIDO DA NOIVA festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Sou muito suspeita para falar desse assunto! heheh (para quem não sabe, tenho uma loja de aluguel de noivas e festa na cidade de Itu, a Vesta Noivas) Quero mais é que vocês gastem comigo! heheh #brinks Estou aqui para ajudar vocês! Para economizar no seu vestido de noiva, invista em um modelo que seja segundo ou terceiro aluguel. Se você não quiser ir igual à noiva que usou o vestido anteriormente peça para sua vendedora se você pode mudar algum detalhe do vestido. Por exemplo, se ele é tomara que caia, coloque uma renda e faça um decote diferente. Muitas maisons fazem esse tipo de serviço! Vale a pena, pois os preços caem muito do primeiro para o segundo aluguel! Os preços podem variar bastante, mas quanto mais bordado for o vestido, mais caro ele é! Outra dica boa é escolher um modelo mais simples e investir em acessórios.

5- EVITE O SÁBADO A NOITE festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Se você escolher casar na sexta-feira ou então no domingo, seus gastos com Igreja e salão cairão quase que na metade! Isso porque todo mundo quer casar no sábado à noite! Procure investir nos dias e horários alternativos! Fazer uma cerimônia no Domingo à tarde em uma área externa pode ser mais econômico do que você imagina. Isso porque você economizará no valor do local e o buffet pode ser um brunch ao invés de um jantar. Dupla economia! :)

6- CONVITES festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Se você quer economizar, não pode ser careta! Tem que ter mente aberta! heh Convites podem ser feitos de diversas maneiras diferentes e nem todas precisam de papel de verdade! Com tanta tecnologia, qual o problema em enviar o convite por e-mail? Se você acha muito simples, alguns casais fazem vídeo e enviam para seus convidados. A criatividade pode rolar solta! Para quem acha chato tanta modernidade, procure gráficas online que fazem convites mais baratos. Se você souber fazer a arte, fica mais barato ainda! Tem tanta fonte bonita e grátis na internet! Convites feitos à mão podem ficar lindos também! Se você tem alguma habilidade com artes, não perca tempo (ou dinheiro!), vai no site Veio na Mala, faça carimbos personalizados super fofos e bota a criatividade para brincar! Olha que legal a ideia do nó com fio rústico ali em cima!

7- LOCAL DA FESTA festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

É um dos itens mais importantes e os noivos devem pesquisar bem para não estourar o orçamento! Fazer a cerimônia religiosa no mesmo local da festa já é uma grande economia, pois usa a mesma decoração, não desperdiça o tempo de alguns serviços além de ser super prático para todos os convidados também. Locais abertos podem ser uma boa opção pois já possuem uma decoração natural, mesmo que você precise alugar uma tenda, sai mais barato do que decorar um salão inteiro. Se tiver uma chácara de algum parente, melhor ainda! ;)

8- LEMBRANCINHAS festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Sementinha como lembrancinha

Lembre-se que lembrancinhas inúteis não estão com nada! Além de caras, vão para o lixo! Busque alternativas de objetos úteis ou mesmo de um docinho gostoso. Além disso, você pode novamente buscar um bom DIY (faça você mesmo) e fazer suas lembrancinhas com as próprias mãos (e das amigas também, afinal, madrinha tem que ajudar, né?). O Pinterest tem muitas ideias legais, vale a pena fazer uma busca por lá! Olha que legal essas sementinhas para “plantar com amor”, dá para usar o site Veio na Mala novamente! heh <3

9- DECORAÇÃO festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Já falei sobre ela nos outros itens! Mas é importante falar especificamente sobre esse assunto também, pois é uma das partes mais caras de um casamento. Você pode até contratar um profissional para fazer sua decoração mas seja sensata! Busque flores que possuem uma boa presença mas que não sejam tão caras. Quanto maior o botão, melhor! Peça arranjos mais simples com flores atemporais, que são mais baratas. Mas se você quer economizar de verdade eu sugiro que você vá às compras no CEAGESP/CEASA ou em feiras de flores perto de você, pegue garrafas de vidro, potes de alumínio, velas, tecidos de voil e renda e mãos à obra! Tem tanta ideia legal que é fácil de fazer! Só peço para que você seja organizada! Veja do que realmente vai precisar, as quantidades certas e não esqueça de fazer testes antes de comprar coisas por atacado!

10- BOLO festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Como eu disse, criatividade é tudo, principalmente quando precisamos economizar! Que tal literalmente colocar a mão na massa? heheh Ok, não vou exigir isso de você! Também não sou da cozinha! Mas que tal pesquisar algum bolo diferente e pedir ajuda para aquela amiga mestre cuca? Ou então para a mamãe? Sogra? Tia? Alguém? Please! heheh Busque alternativas diferentes da pasta americana. Vá atrás dos ingredientes se precisar, afinal o Google está aí para isso! Fiz um post com algumas ideias de bolo de casamento AQUI!

11- DIA DA NOIVA festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Eu ainda não entendi o motivo de deixar a noiva sozinha virando um miojo em um ofurô cheiroso no dia mais especial da vida dela! Imagina a ansiedade da pessoa pensando em mil coisas e sozinha! heheh Eu não serviria para isso. O que acho legal é contratar um profissional para fazer os cabelos e outro para fazer maquiagem. Que tal contratar para atendimento à domicílio na sua casa ou na casa de alguma amiga/parente que seja mais aconchegante e dividir os custos com as amigas madrinhas?

12- LUA DE MEL festa de casamento econômica

Festa de casamento econômica

Cuidado com sites de descontos coletivos. Eles podem ser ótimos aliados mas também podem estragar toda sua viagem! Se for usar, pesquise muito sobre o local que está em promoção, se possível, ligue, peça fotos reais, veja qual é o valor total com todas as taxas incluídas! Você não vai querer surpresas, né? Se vocês quiserem uma dica de lugar romântico e barato aqui em SP mesmo, sugiro que pesquisem sobre Ilhabela. Acho um lugar lindo para se passar lua de mel e dá para ir de carro mesmo. Praias lindas e clima de romance total!

Você pode usar todas essas dicas e fazer uma festa de casamento econômica ao máximo ou então pegar uma dica aqui, outra ali e economizar no que você achar necessário! O certo é fazer uma boa organização, criar uma pastinha, uma planilha no Excel e se dedicar a partir do momento em que ficou noiva! Planejamento, organização e disciplina são as palavras de ordem de uma noiva econômica.

Se você curte casamentos com estilo americano, que são lindos e bem econômicos, você DEVE ler esse post AQUIfesta de casamento econômica

Se tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários! Críticas e elogios também são muito bem vindos!

Beijos <3 festa de casamento econômica

25 Flares Twitter 0 Facebook 25 Pin It Share 0 Email -- 25 Flares ×