Casamento estilo americano – a grande tendência de 2015

Casamento estilo americano – a grande tendência de 2015

1.4K Flares 1.4K Flares ×

Romântica assumida que sou, não poderia ser mais do que apaixonada e adepta ao casamento estilo americano! Para quem não sabe, no quesito casamento os americanos são bem mais sensíveis do que nós aqui do Brasil. Vou explicar o porquê.

Diferente daqui, as noivas americanas gostam de participar dos preparativos de forma intensa, fazendo muitas coisas com as próprias mãos (elas adoram um bom DIY), além disso, os casamentos são mais reservados para os parentes e amigos mais próximos mesmo, acho que vocês já ouviram falar de mini wedding, né? Poucos convidados, festa mais “caseira”, com a essência da personalidade do casal em cada detalhe.

Em tempos onde o Pinterest (já me seguem por lá?) é uma grande fonte de inspirações para nós, muitas brasileiras já se encantaram e muitas outras vêm conhecendo essa forma diferente de celebrar o amor, deixando um pouco de lado todo aquele glamour dos super casamentos para 500 convidados. Essa ostentação toda já caiu de moda. As noivas mais modernas estão cada dia mais conscientes, mas não deixaram de ser românticas! Pelo contrário, sonham com o casamento perfeito e com a carinha delas e do noivo! O casamento estilo americano virou a grande tendência de 2015 e eu posso apostar que chegou para ficar, viu? :)

Mas vamos saber exatamente como é um casamento estilo americano! Vou mostrar o que tem de tão diferente e encantador nessa forma de celebração.

Casamento estilo americano

MINI WEDDING

 casamento estilo americano

Os casamentos são feitos para quem realmente importa para o casal. Amigos e família e só. Dessa forma o casal consegue fazer algo realmente especial, com a carinha deles, sem (necessariamente) gastar rios de dinheiro, sem ostentação e só a celebração do amor do casal. (Desculpem, mas eu AMO esse tipo de casamento e não consigo ser imparcial aqui! heheh)

ÁREA EXTERNA

 casamento estilo americano

No campo, na praia, no quintal de casa, o casamento estilo americano tem essa cara de caseiro mesmo. Áreas externas não precisam de tanta decoração para ficarem bonitas, já possuem a beleza natural e bastam alguns detalhes para ficarem perfeitas! É bom lembrar que casamento assim precisa de uma certa cautela. Alguns detalhes devem ser pensados antes da hora do evento como: alterações climáticas como vento forte e chuva, mosquitos, salto fino na grama ou areia, entre outras coisinhas.

VESTIDO MAIS LEVE

 casamento estilo americano

Os vestidos das noivas não são tão “bolos” como aqui no Brasil. Eles possuem um toque mais vintage, são mais leves e fluidos. É claro que isso depende muito de mulher para mulher, mas a maioria gosta do conforto no dia mais especial de sua vida. Rendas são tão idolatradas quanto aqui.

NOIVO MAIS DESPOJADO

 casamento estilo americano

Os noivos também conseguem seguir o estilo próprio deles. Não é necessário usar terno ou fraque. Alguns usam suspensórios, outros usam tênis, podem usar cores mais claras, depende do estilo de cada um.

MADRINHAS COMBINANDO

 casamento estilo americano

As madrinhas no casamento estilo americano são geralmente amigas da noiva, mas não precisam ter um par. Lá as mulheres ficam de um lado e os homens de outro. E para ficar mais bonito e harmonioso, as noivas gostam de colocar vestidos iguais ou semelhantes para as madrinhas usarem. Os vestidos podem ser exatamente iguais e na mesma cor, podem variar o modelos mas serem da mesma cor, podem variar as cores (geralmente em tons claros) mas serem de modelos iguais e por aí vai! O negócio é ficar combinando de alguma forma! heh

DIA DA NOIVA

 casamento estilo americano

Nada de salões de beleza super sofisticados, nada de horas em uma banheira de hidromassagem sozinha no dia mais especial da sua vida! Lá o Dia da Noiva também é todo caseiro! É claro que você pode contratar profissionais de cabelo e maquiagem, mas todo o processo é feito em casa, com ajuda das madrinhas, das irmãs, da mãe e da sogra! Além de ficar perto das pessoas que você ama durante todo o tempo, as fotos desse making of ficam fantásticas!

ANEL DE NOIVADO

 casamento estilo americano

Essa tradição já veio há um bom tempo! Mas não é tão normal quanto lá. Talvez porque aqui seja caro comprar um solitário assim se você é um trabalhador normal! heheh Na hora do pedido de casamento, o noivo entrega um anel de brilhantes para a noiva ao invés da aliança dourada. Pode ser passado de geração para geração também. A gente gosta, viu? heh

VOTOS

 casamento estilo americano

No casamento estilo americano a pessoa que faz a celebração costuma falar mais sobre o casal e sobre o amor entre eles do que sobre religião. Uma das tradições mais bonitas são os votos que o casal escreve e lê durante a cerimônia. São as palavras sinceras de cada um falando sobre o amor que sente, coisas assim. Eu choro sempre que vejo! hahah

ALGO NOVO, ALGO EMPRESTADO, ALGO VELHO E ALGO AZUL

 casamento estilo americano

Something new, something borrowed, something old, something blue. Uma outra tradição bem bacana onde a noiva precisa ter todos esses itens no dia D para ter sorte. As madrinhas e pessoas mais próximas geralmente presenteiam com lembranças que possuem essas características.

MESAS COMUNITÁRIAS

 casamento estilo americano

Muitos casamentos americanos possuem mesas comunitárias, onde todos se sentam juntos para comer e celebrar aquele dia especial. Como (geralmente) são relativamente poucas pessoas convidadas, isso acaba sendo mais fácil. Mas eles também fazem o esquema de diversas mesas grandes como nós fazemos por aqui.

DECORAÇÃO FEITA À MÃO

 casamento estilo americano

Como em tudo que fazem no dia a dia, os americanos gostam e tem essa cultura de fazer tudo com as próprias mãos. Eles que pintam suas casas, eles que cuidam do jardim, cuidam da casa. Ter funcionários assim é só para a classe mais alta mesmo, não é normal. No casamento estilo americano não seria diferente! As noivas adoram fazer a decoração junto com as amigas. Não se paga para esse tipo de serviço. É uma atitude bem bacana, pois toda a decoração fica bem com a carinha do casal mesmo. Basta dar uma boa fuçada no Pinterest para ter muitas ideias no estilo DIY!

SAVE THE DATE

 casamento estilo americano

Outra tradição que já tinha chegado por aqui mas ainda não é tão comum como lá. “Save the date” ou “guarde a data” serve como um pré-convite que os noivos fazem aos convidados, para não marcarem viagens e compromissos nessa data, garantindo que os convidados consigam se programar com antecedência para o grande dia. Dá para ser bem criativo nesse mini convite! :)

LUGARES MARCADOS (OU NÃO)

 casamento estilo americano

 casamento estilo americano

Quando os convidados chegam a um casamento estilo americano cada um pega um número que representa o local onde ele deve se sentar. É uma forma de organizar que dá um certo trabalho para os noivos mas pode deixar mais agradável o clima do jantar ou almoço. Geralmente eles combinam pessoas que se conhecem para ficar em uma mesma mesa ou mais próximo em uma mesa grande. Mas ao mesmo tempo, muitos americanos já estão fazendo plaquinhas do tipo “Escolha seu lugar, somos todos uma só família agora”. Eu, particularmente, gosto da organização! heheh

É claro que existem exceções, não são todas as celebrações que acontecem dessa forma, com todos esses itens listados acima, mas é um estilo bem específico e que tem conquistado cada vez mais noivas brasileiras!

O que vocês acham desse tipo de casamento? Tem mais alguma tradição que eu não coloquei na lista? Deixem seus comentários!

Para ver ideias de bolos de casamento de todos os estilos, clique AQUI e veja meu post completo!

Beijos

1.4K Flares Twitter 0 Facebook 119 Pin It Share 1.3K Email -- 1.4K Flares ×